Cras realiza reunião com beneficiários do Bolsa Família; crianças homenageiam as mães

Reunião com os beneficiários do Bolsa Família

Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

Aline Almeida

O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Alto Araguaia (415km de Cuiabá), realizou uma reunião com os beneficiários do Bolsa Família, com intuito de atualizar os cadastros, informar sobre o funcionamento do programa e repassar o novo calendário 2019.

Durante o encontro na Câmara Municipal na última semana, a educadora social, Leilane Pereira, explicou que os beneficiários do programa federal devem manter o cadastro em dia, sendo atualizado anualmente e comparecendo a todas as convocações do Cras.  O programa é fiscalizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), e as famílias que não atendem os requisitos tem o benéfico bloqueado pelo Governo Federal.

Para não perder o benefício, é necessário que os filhos dos contemplados frequentem a escola, utilizem o Sistema Único de Saúde (Sus) para verificação da pesagem e que estejam inscritos em algum programa social, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na ocasião, em homenagem às mulheres presentes, a equipe do Cras apresentou um vídeo motivacional e uma palestra com a fonoaudióloga, Shirley Luz Gomes Lopes. A ação abordou a importância da mulher dentro da sociedade.

Além da homenagem, as crianças e adolescentes do projeto SCFV aproveitaram o dia para mostrar as atividades desenvolvidas pela secretaria. O projeto realiza atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a idade dos usuários. Em canto e dança, os jovens interpretaram a música “Meu Abrigo”, do trio musical Melim simulando lutas de Muay Thai.